sexta-feira, 13 de junho de 2014

Hummmmm....Comidas à base de milho fazem bem à saúde!



                              



     Chegou uma das épocas mais gostosas do ano e aquele cheirinho bom das comidas típicas - à base de milho, amendoim, castanhas, amendoim, jerimum entre outros, está no ar! A boa notícia é que elas fazem bem à saúde quando consumidas com moderação; porém, ao mesmo tempo que são nutritivas e saborosas, também possuem alto teor calórico. Mas calma, não precisa ficar triste, é possível fazer substituições que não prejudiquem a dieta, já que tais substituições podem diminuir o valor calórico do prato!
     O Conselho Regional dos Nutricionistas da 6ª Região (CRN-6) indica substituir ou diminuir os ingredientes calóricos das receitas, como por exemplo, trocar o creme de leite e leite condensado pelas versões light ou de soja, o leite integral pelo desnatado e diminuir as quantidades de açúcar e gordura. Às pessoas que sofrem com diabetes, sobrepeso ou obesas, recomenda-se trocar o açúcar por adoçantes próprios para receitas que vão ao forno ou fogão.
     Se consumidos com moderação, essas delícias chegam a ser importantes nas funções nutritivas. O amendoim do pé de moleque é rico em gorduras boas, aproximadamente 25% da sua composição é de conteúdo proteico. O jerimum é rico em vitamina A e C e pode ser consumido de várias formas, como cozido ou em saladas de forma crua passado no ralo fino; suas sementes, também fontes de ômega 3 são consumidas cruas, depois de secas ou levemente torradas. Outro exemplo, o milho que é à base da pamonha, canjica e do bolo, é um alimento energético por conter grande quantidade de amido, rico em fibras, pobre em gorduras e fonte de vitamina A.
     Escolha bem seus alimentos e bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário