quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Flatulência

      A alteração de gases intestinais, provocam dores abdominais e sensação de estômago cheio. Mas quais são as razões para esta alteração? Vamos destacar as mais comuns:

  • Inatividade física: O sedentarismo trás também como consequência a diminuição da motilidade gastrointestinais, ou seja, o intestino tem a capacidade de realizar movimentos peristálticos com a finalidade de absorver os nutrientes e expulsar o bolo fecal. Assim, a falta de atividade física acaba deixando o intestino preguiçoso.
  • Aerofagia: Aerofagia significa engolir ar de forma involuntária. Isso pode acontecer, quando falamos enquanto comemos, ou quando não mastigamos de boca fechada; além disso, comer devagar, evitar o uso de goma de mascar (chicletes) e evitar tomar líquidos com o canudo, também ajudam.
  • Distúrbios Gastrointestinais: Estes são doenças que ocorrem nessa região como gastrite, doença celíaca, intolerância à lactose e doença diverticular, que tem como um dos sintomas a flatulência.
  • Componentes da Dieta: A alimentação sem dúvida influencia diretamente no surgimento deste sintoma. Alimentação rica em carboidratos simples e gorduras deixam a digestão mais lenta, além disso, as bactérias responsáveis pela digestão de carboidratos fazem com que ele seja fermentado, logo, o surgimento de mais gases intestinais levando a um maior desconforto abdominal; e como o intestino delgado é menos tolerável que o cólon, esta distensão pode causar dor.
  • Emoção: O estresse emocional pode diminuir a motilidade do intestino. 

     Portanto, fique esperto aos sintomas e lembre-se que bom trânsito intestinal depende de uma boa nutrição junto a atividade física!

#SeCuidem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário