quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Aproveitamento Integral dos Alimentos

   Já ouviu histórias de pessoas mais idosas que dizem que, quando jovens, sua saúde era melhor do que as do jovens de hoje? Que sua alimentação era forte e saborosa? Não duvide disso! Até por volta da década de 50 a população tinha uma alimentação bem diferenciada; eles consumiam o que hoje é desprezado por muitos - talos, folhas, sementes e cascas - partes dos alimentos onde se concentram a maior parte das fibras, também são fontes de vitaminas e sais minerais.
O desperdício alimentar começa no campo, com a colheita inadequada; o transporte e o armazenamento, além do modo de preparo, também pode contribuir para toneladas de alimentos jogados fora.
   Segundo dados do Serviço Social do Comércio (SESC),2009; R$ 12 bilhões em alimentos são jogados fora diariamente, em quantidade suficiente para garantir as três refeições principais para 39 milhões de pessoas. O desconhecimento dos nutrientes contidas nos alimentos em sua forma integral, tem como consequência o desperdício alimentar.
   Atualmente, com o objetivo de resgatar hábitos alimentares saudáveis e econômicos, pesquisas foram realizadas para comprovar que estas partes dos alimentos que são normalmente desprezadas - bagaço, cascas, folhas, sementes e talos - podem dar um sabor especial às receitas convencionais, resultando em uma preparação saborosa, de baixo custo e altamente nutritiva!

Esperem as próximas postagens com receitas de dar água na boca com alimentos utilizados integralmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário