quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Suco da Casca de Abacaxi


Ingredientes

  • Cascas de 1 abacaxi;
  • 1 litro de água;
  • 5 colheres (sopa) de açúcar;
  • 2 limão;
  • Gelo á gosto

Modo de Preparo

Lave bem as cascas do abacaxi. Bata as cascas cruas com água e o açúcar no liquidificador, coe, junte os limões e sirva gelado.

Biscoitos da Casca de Limão

Ingredientes 

  • 2 colher de sopa de casca de limão ralada; 
  • 4 xícaras de chá de farinha de trigo com fermento; 
  • 1 xícara de chá de açúcar; 
  • 200 gramas de margarina;
  • 1 ovo


Modo de Preparo

   Bater bem a margarina com o açúcar. Juntar o ovo e as cascas de limão. Bater. Acrescentar os outros ingredientes. Achatar a massa com um rolo de macarrão e modelar os biscoitinhos com um copo. Assar em forno moderado (200ºC) até dourar levemente (15 minutos).

Aproveitamento Integral dos Alimentos

   Já ouviu histórias de pessoas mais idosas que dizem que, quando jovens, sua saúde era melhor do que as do jovens de hoje? Que sua alimentação era forte e saborosa? Não duvide disso! Até por volta da década de 50 a população tinha uma alimentação bem diferenciada; eles consumiam o que hoje é desprezado por muitos - talos, folhas, sementes e cascas - partes dos alimentos onde se concentram a maior parte das fibras, também são fontes de vitaminas e sais minerais.
O desperdício alimentar começa no campo, com a colheita inadequada; o transporte e o armazenamento, além do modo de preparo, também pode contribuir para toneladas de alimentos jogados fora.
   Segundo dados do Serviço Social do Comércio (SESC),2009; R$ 12 bilhões em alimentos são jogados fora diariamente, em quantidade suficiente para garantir as três refeições principais para 39 milhões de pessoas. O desconhecimento dos nutrientes contidas nos alimentos em sua forma integral, tem como consequência o desperdício alimentar.
   Atualmente, com o objetivo de resgatar hábitos alimentares saudáveis e econômicos, pesquisas foram realizadas para comprovar que estas partes dos alimentos que são normalmente desprezadas - bagaço, cascas, folhas, sementes e talos - podem dar um sabor especial às receitas convencionais, resultando em uma preparação saborosa, de baixo custo e altamente nutritiva!

Esperem as próximas postagens com receitas de dar água na boca com alimentos utilizados integralmente.

Seja Esperto! Economize na Cozinha

   
Com sobe desce nos preços da alimentação, o consumidor precisa saber economizar e usar bem os alimentos de cada dia. Neste post vou dar algumas dicas de como planejar e evitar desperdícios alimentares.

     Em primeiro lugar, é importante fazer uma tabela do que irá ser preparado durante a semana, marcando os pratos preferidos da família e que não exijam muito tempo, sem esquecer é claro, do equilíbrio nutricional das refeições. Depois de preencher a tabela, separe os itens necessários de cada preparação, faça outra lista com "truques" (temperos, frutas secas, massa); faça outra lista com itens extras, quando necessário (bolo, bebidas, doces), coisas que com frequência desequilibra o bolso e a dieta.
    Nas compras, preste atenção as embalagens e validade dos produtos de prateleira. Prefira produtos de origem animal frescos, preste atenção em seu estado antes de comprar para que dure mais tempo e estejam com a maior parte de seus nutrientes.
     No transporte, cuide para que as compras fiquem bem acomodas de modo a não machucar itens mais frágeis como hortaliças e frutas.Em casa, o armazenamento adequado fará toda diferença para que os produtos não se estraguem logo. Não deixe alimentos que sobrou na panela fora da geladeira por longo um período sem refrigeração; dessa forma, evita-se que microorganismos deteriorantes se multipliquem rapidamente, estragando a preparação e gerando mais desperdícios.
     A forma de preparação na cozinha é a etapa que mais vai decidir se haverá ou não maior desperdício. No passado, era comum o uso dos alimentos de forma integral, isto é, fazendo uso de talos, folhas, sementes e cascas. Porém, com a Revolução Industrial os hábitos alimentares sofreram diversas mudanças e a população aderiu aos alimentos industrializados, pobres em fibras, vitaminas e sais minerais;mas ricos em açúcares, gorduras e proteínas. Nutricionalmente a alimentação ficou pobre. Estimula o consumismo, e consequentemente gera um alto índice de desperdício mundial anualmente.
     Hoje, pesquisas demonstram que as partes desprezadas de frutas e hortaliças, como cascas, folhas, talos e sementes, são fontes de gorduras boas, fibras, maior quantidade de vitamina e sais minerais.Aproveitar integralmente os alimentos gera menor desperdício e maior economia e saúde para a família. Ao contrário do que muita gente prensa, as receitas com aproveitamento integral dos alimentos podem ser saborosas, nutritivas e agrada a todas as idades.