quinta-feira, 29 de maio de 2014

Síndrome dos Ovários Policísticos


A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é um distúrbio endócrino comum, de causa ainda desconhecida, que afeta de 3% à 12% das mulheres em idade fértil. Na SOP, há associação com vários fatores de risco para o desenvolvimento de doença cardiovascular devido ao desenvolvimento da obesidade e alterações das taxas de colesterol LDL e total, além do aumento da pressão arterial.

Mulheres com a SOP, independente do peso corporal, tem predisposição a resistência insulínica (insulina é um hormônio produzido no pâncreas que converte açúcar em energia) e hiperinsulinemia. O aumento de peso está relacionado a SOP, enquanto que a redução melhora os sintomas e confere benefícios reprodutivos e na fertilidade de um grande número de mulheres.


O estilo de vida também torna-se o fator determinante para o desenvolvimento da síndrome dos ovários policísticos e o agravo dos sintomas. Estudos recentes, mostram que mulheres com SOP tem baixo consumo de fibras alimentares ( encontradas em alimentos integrais, verduras e frutas), alto consumo de gorduras (total e saturadas), além de alimentos com elevado índice glicêmico (como pão branco, biscoitos recheados, bolos e outros). Além disso, mulheres com a SOP tem tendência a um maior consumo de alimentos por causas emocionais e biológicas.

   Fatores de Risco Cardiovascular na 
Síndrome dos Ovários Policísticos – SOP

  •  Obesidade;
  • Hiperinsulinemia (que resulta da resistência à insulina);
  •  Diabetes Mellitus;
  • Pressão Alta;
  • Baixa Aptidão Física.

   Tratamento

O tratamento da SOP deve ser multiprofissional e as intervenções depende de cada caso.

É importante o uso de medicamentos como as pílulas anticoncepcionais para a regulação da menstruação e em alguns casos é preciso do uso da Metformina por consequência da resistência insulínica. Há ainda casos em que é preciso intervenção cirúrgica, a laparoscopia.


A terapia nutricional consiste em dar preferencia a alimentos ricos em fibras; adaptar-se a uma alimentação fracionada (realizar as refeições a cada 3 horas) e com quantidades adequadas para um peso saudável, além de alimentos ricos em substâncias anti-flamatórias: Alho, Chá verde, Couve-flor, Couve de Bruxelas, Repolho, Beterraba, Tomate, Morango, Uva; vitamina C: Limão, Laranja, Goiaba, Kiwi, Abacaxi e em ômega 3: castanha, nozes, linhaça e peixes - Atum, Sardinha, Salmão.



A prática regular de exercício físico, principalmente aeróbico (caminhar, nadar, pedalar e dançar), em mulheres com SOP tem mostrado resultados positivos em vários aspectos melhorando o estilo de vida e perda de peso.




Bibliografia

http://www.scielo.br/pdf/rbgo/v30n5/a09v30n5.pdf

segunda-feira, 19 de maio de 2014

O Profissional Nutricionista

Se engana a pessoa que pensa, que o nutricionista é o profissional da saúde que conhece apenas os alimentos e faz dietas individuais. Apesar de ser uma profissão relativamente nova no Brasil, em comparação com outras profissões mais conhecidas,o nutricionista está envolvido em um leque de opções que cresce a cada ano.
Hoje decidi explicar um pouco mais sobre essa profissão tão importante para saúde individual e coletiva.

Um pouco de História

Os primeiros registros da evolução da profissão do nutricionista surgiram no Canadá, em 1670. 
Em 1867, em Toronto, houve a criação do Curso de ensino de Economia Doméstica. Só em 1902, no entanto, surgiu o Curso de nível Universitário na formação de dietistas.
Com a entrada dos Estados Unidos na I Guerra Mundial, surgiu a necessidade do profissional para a racionalização de recursos alimentares e provisões do exército.
Na França, em 1915, a Sociedade Científica de Higiene Alimentar de Paris é reconhecida como de utilidade pública, criando cursos de Economia Doméstica e Ciências Sociais com enfoque em conhecimentos de nutrição. No Japão também acontece a criação do Centro de Estudos de Alimentação e o Curso de Dietética, e na Suécia inicia-se treinamentos profissionais para dietistas atuarem em serviços de alimentação para coletividades, hospitais, e também para as forças armadas.
O primeiro curso de Nutrição no Brasil, surgiu na década de 40, na região sudeste nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro; no nordeste, os primeiros cursos surgiram na Bahia e Pernambuco na década de 50.
O primeiro curso de Nutrição do País foi criado no então Instituto de Higiene da Universidade de São Paulo (USP), por iniciativa do professor Geraldo Horácio de Paula Souza, diretor do Instituto na época. Ele conheceu o trabalho dos nutricionistas durante uma visita feita na década de 20 aos Estados Unidos. Tendo profundo conhecimento com a área de Nutrição e Saúde, ele viu a necessidade de formar profissionais habilitados para atuar no Brasil nas áreas de Alimentação e Nutrição.
Em 31 de agosto de 1949, foi criado a Associação Brasileira de Nutricionista (ABN), marcando assim o dia do nutricionista. E em 1967 foi  sancionada a Lei nº 5.276/67 regulamentando a profissão de Nutricionista.


Áreas de Atuação


  • Alimentação Coletiva: Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN): restaurantes comerciais e similares, serviço de buffet,comissarias, rotisseria, hotelaria etc.
  • Nutrição Clínica: Bancos de Leite humano, SPA, hospitais e clínicas em geral.
  • Docência: Ensino, pesquisa e extensão e coordenação de cursos técnicos e superiores.
  • Nutrição Esportiva: Academias, clubes esportivos e similares; Consultórios especializados.
  • Marketing na Área de Alimentação e Nutrição: Atividades de marketing e publicidade cientifica, relacionados à alimentação e à nutrição humana.
  • Indústria de Alimentos: Atividade de elaboração de informações técnicas e científicas; gerenciamento de projetos de desenvolvimento de produtos alimentícios; treinamento especializado em alimentação e nutrição; controle e qualidade dos gêneros e produtos alimentícios.

       Não importa a área de atuação que o nutricionista atue, ele sempre estar preocupado  com a saúde e bem-estar de cada pessoa e comunidade. Estuda durante anos para melhor 
interpretar e compreender fatores culturais, biológicos, sociais e políticos, com o objetivo de desenvolver soluções para o alcance e manutenção de um estilo de vida saudável e equilibrado!
Bom, espero que tenha esclarecido as dúvidas de muitos! Qualquer dúvida que ainda tenham, mandem através do Blog ou em rede social!
Boa tarde a todos!!!





Referências

http://www.crn6.org.br

http://www.crn10.org.br
http://www.rgnutri.com.br