terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Cookies de Aveia

Saborosos, nutritivos e práticos, essa receita é uma ótima alternativa de lanche e pode ser consumido por diabéticos pois leva adoçante para forno e fogão, porém o sabor continua a agradar aos paladares mais refinados. Confira!





Ingredientes

  • 1 xíc.(chá) de aveia em flocos
  • 1 xíc.(chá) de adoçante em pó para forno e fogão*
  • 1/2 colher (sopa) canela em pó
  • 1 1/2 xíc.(chá) farinha de trigo branco com fermento
  • 4 colheres (sopa) margarina
  • 1 ovo batido
  • 2 colheres (sopa) de uva passas

Modo de Preparo

  1. Misture todos os ingredientes na ordem descrita até obter uma massa mole e pastosa;
  2. Em uma assadeira retangular, faça montinhos pequenos com a ajuda de 2 colheres, deixando espaço entre eles;
  3. Asse em forno 180°c pré-aquecido por 15 min., ou até dourarem levemente.
*Usei na receita o adoçante da marca Tal e Qual. Este pode ser substituido por açúcar mascavo, conforme receita original, mas não será indicado no caso de diabetes.

Tempo de Preparo: 20 minutos
Rendimento: 25 porções

Informações Nutricionais Por Porção

Valor energético: 4,36 kcal
Cálcio: 3,7mg
Sódio: 97mg

Fonte: Receita extraída do livro 55 anos de sabor, da Quaker. Com modificações.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Aveia - Um cereal singular!

Provavelmente originário na Escócia, a aveia branca representa 75% do total cultivado no mundo todo. No Brasil, o maior produtor é o estado do Paraná, chegando em 8º lugar em volume de produção.
Rica em fibras, aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas, fibras e sais minerais a aveia é um dos cereais mais completos nutricionalmente e ainda possui carga glicêmica baixa o que quer dizer que combinada ao alimento certo, 30 min. antes do exercício é muito útil para evitar os picos de energia, que passa a ser liberada de forma gradativa durante o treino.
A aveia é uma excelente fonte de fibras solúveis, propriedade de formar géis, o que proporciona alta capacidade de retenção de água aumentando a viscosidade e volume do bolo alimentar o que contribui para o transito intestinal prevenindo a prisão de ventre, diverticulites e câncer intestinal; as fibras solúveis também são responsáveis por retardar o esvaziamento gástrico, ou seja, refeições ricas em fibras são processadas mais lentamente do que as isentas de fibras, aumentando o poder de saciedade; além disso ela é uma importante aliada na diminuição do colesterol sanguíneo e da glicemia pós-prandial o que a torna um dos cereais mais indicados no tratamento de doenças cardiovasculares e diabetes. Estudos realizados tem comprovado que a ingestão de aveia melhora o sistema imunológico e ajuda a promover a redução do IMC (índice de massa corporal) e circunferência abdominal. 

  • Qual é a melhor opção: farelo ou farinha de aveia?

O farelo de aveia é produzido a partir das camadas externas de aveia, já a farinha é produzida após a moagem dos flocos, quando existe o processo de separação mecânica, o que a torna pobre em fibras. Assim, quanto mais processado é o grão, mais se perde em vitaminas, minerais e fibras.

  • Aveia engorda?
Assim como todo alimento fonte de carboidratos, proteínas e gorduras, quando consumido de forma exagerada pode engordar. Para uma boa alimentação é preciso saber a quantidade adequada de energia que seu corpo precisa e ser consciente ao escolher alimentos de qualidade, ou seja, além de fornecer os macronutrientes – carboidrato, proteínas e gorduras – o alimento precisa ser fonte de sais minerais, água e vitaminas para manter-se saudável. O que faz da aveia uma aliada da boa alimentação é justamente ser uma excelente fonte de gorduras insaturadas e fibras. 







Bibliografia
LOPES, F. Resistência.Nestlé Bio – Nutrição e Saúde, n.3, abril 2007;
MIRA, G.S., et al. Visão restrospectiva em fibras alimentares com ênfase em beta-glucanas no tratamento do diabetes. Brasilian Journal of Pharmaceutical, Scienses, vol. 45, n.1, jan./mar. 2009.