segunda-feira, 16 de julho de 2012

Dilema brasileiro - TUBERCULOSE

O QUE É?
A tuberculose(TB), é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada de M. tuberculosis, também conhecida por bacilo de Koch.

EPIDEMIOLOGIA
O Brasil é o 16° país com maior incidência de TB no mundo. Devido ao crescimento demográfico inferior as demais regiões brasileiras, o nordeste possui três capitais - Salvador, fortaleza e Recife - onde os índices de ocorrência da doença estão entre o mais altos do País.
A tuberculose desenvolve-se principalmente onde há pobreza, multidão e doença  crônica debilitante.

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
O diagnóstico é baseado em parte no histórico e nos sintomas e depois, em exames radiológicos e cultura do escarro de pacientes com suspeita de tuberculose.

CONDIÇÕES QUE ALMENTAM O RISCO DE TUBERCULOSE
  • Diabetes;
  • Doença pulmonar crônica;
  • HIV;
  • Multiresistência às drogas;
  • Má nutrição;
  • Alcoolismo;
  • Insuficiencia renal;
  • Idade acima de 65 anos e crianças menores de 2 meses.
A tuberculose é uma doença grave, porém curável em praticamente 100% dos casos novos, desde que obedecendo ao tratamento quimioterápico.

PREVENÇÃO
Alguns cuidados simples são fundamentais:
  • Manter a casa limpa e ventilada;
  • Deixe a luz do sol entrar;
  • Sempre lave bem as mãos;
  • Em casos em que há um paciente com TB em casa, separe copos, talheres e pratos;
  • Vacinar toda criança recém-nascida com a BCG;
  • Mantenha uma boa alimentação.

TERAPIA NUTRICIONAL
As necessidades nutricionais depende do progresso do tratamento, idade e estado nutricional do paciente.
Para o sucesso do tratamento a alimentação também desenvolve um papel importante, pois promove o aumento das defesas do nosso corpo. Para se alcançar esse objetivo é preciso ter uma alimentação equilibrada com proteínas, gorduras e carboidratos na medida certa, além do consumo suficiente de alimentos ricos em sais minerais e vitaminas A e B (como: carnes, peixe, leite, manteiga, queijos, ovos, óleo de peixe, cenoura, batata doce, jerimum, mangas, laranja e vegetais verde-escuros).
Devido ao forte efeito dos medicamentos usados no tratamento da tuberculose, é normal que os pacientes apresentem falta de apetite, enjoos ou alteração no paladar, portanto, um prato bem feito, que agrade aos olhos pode ser um ótimo estímulo a cada refeição.



Bibliografia
portal.saude.gov.br;
CASTRO, Josué. Geografia da Fome. RJ, 2008;
KUMAR; ABBAS; FAUSTO. Patologia - Base Patológicas das Doenças. RJ, 2005.

terça-feira, 26 de junho de 2012

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO INVERNO

Hummm... Aquele friozinho bom chegou e a estação mais chique do ano está de volta. É inverno! Apesar das delicías que a meia estação nos oferece, todo cuidado é pouco para não exagerar nas guloseimas.
Um fator comum é observar, que as pessoas tendem a se preocupar mais com o bem-estar físico no verão, onde o corpo fica em maior evidência. Mas para quem não sabe, mesmo que no verão tenha maior liberação de suor, o inverno é a estação onde mais se gasta calorias, já que nosso organismo precisa trabalhar mais para nos manter aquecidos.
Mas antes de ir correndo começar uma atividade física e uma dieta da moda, tenha em mente três coisas: uma dieta RACIONAL deve ser COMPLETA, SUFICIENTE e HARMÔNICA. Ou seja, nossa dieta precisa conter o total de energia SUFICIENTE às necessidades do nosso organismo (ex.: respiração, renovação de células, batimentos cardíacos, etc); conter diferentes elementos de que o nosso corpo precisa para crescer e manter o equilíbrio funcional (ex.: vitaminas, gorduras, carboidratos,proteínas,etc) tornando-se uma dieta COMPLETA e obter tais elementos em proporções adequadas, tornando-se uma alimentação HARMÔNICA. E tudo isso varia de pessoa para pessoa, por isso não adianta pegar aquela dieta da amiga, do vizinho, da famosa do momento...A beleza anda de mãos dadas com a saúde e você pode conseguir isso sem recorrer a cirurgias plásticas e photoshop. #Fica@dica!

Abraços Nutritivos

Por: Priscila Felix